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quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Post 30 de Novembro.

Beleza!

Continuo a mostra a bicicleta que eu estou reformando e montando, hoje continuo a falar da transmissão dela, tinha essa catraca Caloi a esquerda que é de 7 velocidades com os dentes indo de 14 a 28 e comprei essa catraca muito mais leve da GTS(Excelente fábrica desde os anos 80 quando fabricava muitas coisas para BMX como os pedais plataforma com rolamentos, de alumínio e bem leves) que também vai de 14 a 28 dentes mas é de 6 velocidades, optei por uma relação bem enxuta para a  bicicleta que estou montando, testei a catraca GTS já com a roda que usarei nela em outra bicicleta e ela é muito boa, excelente transmissão, muito leve.

Eu reparei algo interessante no ciclismo de alguns anos para cá, simplesmente se "inventaram" uma pá de coisas que deixaram as bicicletas absurdamente caras e que no final não vejo evoluções por exemplo em velocidade e tempos menores.

A Catraca da GTS é muito mais leve que a outra que tem "Uma marcha a mais" mas a relação entre a 1ª engrenagem e a última são a mesma coisa= 14-28 dentes, hoje que temos em ciclismo?Simplesmente pegaram as transmissões de bicicletas e temos até 12 engrenagens no cassete(comum em Bikes 1X12), em um cassete mais fino, correntes e coroas mais finas também= a transmissão dura bem menos que antigamente, se pegar uma transmissão de Speed ou de MTB que as Tops são 11 Velocidades(engrenagens atrás) e 2 ou 3 Coroas na frente, simplesmente as correntes são mais finas e a transmissão  também você terá das 11 engrenagens começando com a 1ª com 12 dentes e vai até a 11ª com 27 ou 28 dentes(existem relações até mais curtas como 11 a 21, 25 etc..), que evolução é você ter algo que até o final dos anos 90 se tinha cassetes com 8 velocidades na qual a 1ª engrenagem era 12 e a ultima era 25, 27 dentes?E um detalhe a relação era muito mais grossa, tanto as engrenagens do cassete como as coroas e logicamente a corrente= Duravam mais.

Aqui não estou usando cassete, mas sim catraca, nos anos 90 também se tinha catracas de 8 velocidades que iam de 12 a 28 como existam de 5 velocidade de 12 a 28, como se tinha cassetes com essas configurações também, existiam até algumas catracas para speed por exemplo a Regina 13-31, uma Speed costumava  ter relações do tipo 12-25, 12-23 coisa assim como são bikes leves, não se usava ter tantos dentes atrás, mas muitos fabricantes colocavam algumas catracas e cassetes com engrenagens com bastante dentes, para mim não mudava nada a cadência, giro, etc e tal.






A Catraca da direita é a GTS, bem vazada e leve.



Muito bom os acabamentos na catraca da GTS!


A Catraca usada da Caloi as marchas mais pesadas como ela era velha estavam já na hora de trocar, joguei fora, componentes de transmissão tem vida útil.

Agora vou me despedindo, até amanhã!