Eu!

Minha foto
Programador,Escritor,Artista Plástico,Espiritualista,Artista, Guru e Revolucionário da Minha Própria vida!

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Post 2 de Fevereiro.

Beleza!

Hoje rodei com a bicicleta que eu coloquei o pedivela que estou montando usando a base com um pedivela de speed e mantendo só o volante de 53 dentes, ficou bom e o pedal é bem fluido. falta ainda fazer a limpeza dele e galvanizar.

Eu voltando para casa passei em uma cratera na Avenida Santos Dumont que destruiu a lateral do meu pneu 700X23 e furando a câmara de ar, fora o pneu traseiro que por sorte estava eu usando um pneu rígido sem câmara,  mas mesmo assim amassou parte do aro.

Troquei a câmara de ar de boa e voltei para fotografar a cratera já que  parei mais a frente do buraco, vou até fazer um vídeo sobre o ocorrido, o bom que eu estava devagar.



A bicicleta ficou muito boa para subir lugares bem ingrimes usando a  coroa de 28 dentes.


Agora vou em despedindo, até segunda-feira.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Post 1º de Fevereiro.

Beleza!

Continuando a postagem sobre a adaptação que fiz no pedivela de speed nessa bicicleta hibrida, nessa postagem eu já usinei o blister e ele foi parafusado na "aranha" do pedivela junto com o volante de 53 dentes que é original dele, ficou bom! 

Esta bem centrado e fluindo bem  os dois volantes tanto o de 38 como o de 28 dentes, girando normalmente trocando de marchas, amanhã farei um pedal um pouco forte para testar como ficou a relação, falta ainda fazer os acabamentos no blister de 2 volantes, estou fazendo essas coisas aos poucos.




Fiz vários furos nesse aço carbono, eles são para alivio de peso, não existe  abalo na estrutura e funcionalidade ao fazer furos assim.

Fiz até mais furos  depois dessas fotos, é que vou postando aqui aos poucos.




Depois farei a limpeza e galvanização do pedivela.


Agora vou me despedindo, até amanhã!

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Post 31 de janeiro.

Beleza!

Continuando a postagem da adaptação dos 2 volantes monobloco que eu  estou fazendo nesse pedivela de speed, eu quero um pedivela com 3 volantes para ficar legal para subidas, poderia colocar um pedivela de mountain bike, mas quero usar assim com esse volante de 53 dentes que esta ai.

Usei esse movimento central para poder tirar o gabarito para a furação de fixação do blister de 2 volantes que são rebitados, eu pensei em seguir a furação que seria entre o pedivela e a ponta do blister que eu tirei o volante de 48 dentes que estava no pedivela, masss. ele não casava os furos, não batiam, então para piorar as coroas monobloco elas foram batidas na prensa hidráulica ficando "Barrigas" que não  dariam para serem fixadas seguindo "as  hastes da aranha do pedivela" tive que virar meio de lado e ai graças aos espaços do volante de 38 dentes casava! mas precisava fazer os furos para os parafusos de fixação, sem problemas!

Abaixo estava tirando os gabaritos e pude ver que a aranha 38/28 não batia com os furos.


Abaixo tirei os dois volantes 53/39 do pedivela de speed e vi como seria a marcação dos furos para fixar o blister que era do monobloco 38/28.

Teria que ser assim, já que as hastes não dariam para serem uma sobre a outra por causa das barrigas que ficaram quando foram prensadas e rebitadas.
Ficariam como Uma estrela sobre outra estrela torta.


Abaixo podem ver como são "Uma estrela"=braços do pedivela de speed, com "outra estrela"= os braços do  blister, aqueles furos que aparecem assim são do volante de 48 quando estava no blister, mas não dá para seguir a furação, não bate com os pontos de fixação da aranha speed e nem com a barriga que ficou da prensagem quando fizeram o monobloco, então vai ter que ser assim e eu estou tirando o gabarito já para furar os 5 furos



Amanhã posto os resultados eu já terminei o mais difícil da adaptação, agora faltam os acabamentos, só que vou postar aos poucos aqui.
Até amanhã!

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Post 30 de Janeiro.

Beleza!

Agora vou postar a transformação desse pedivela de 2 para 3 velocidades, é  um pedivela antigo da marca Tracer eu nos anos 90 tive bicicletas que usaram tanto Tracer como Sakae e Sugino a furação dele é de 5 pontos e padrão Shimano antigo, já que agora a furação Shimano é de 4 pontos.

Basicamente usarei os pontos de furação para   tirar esse volante menor de 39 dentes e colocarei um conjunto na qual um dos volantes de 28 dentes esta rebitado a outro de 38 dentes que serão fixados ao pedivela com esses parafusos, só deixarei esse volante de 53 dentes no conjunto.





Abaixo as coras para pedivela monobloco que eu comprei para tirar os 2 volantes de 38 e 28 dentes, eles são rebitados, então terei que serrar os rebites para isso usarei brocas que são mais eficientes que usar uma serra, é só abrir primeiro os rebites com uma broca fina e depois com outra mais grossa  que sai fácil.

Vou serrar nos rebites do volante de 38 dentes que ao serrar irá sair em conjunto com o volante de 28 dentes rebitados, é uma forma eficiente de tirar o conjunto.

Para mim usar uma relação que tenha 53/38/28 dentes para uso na cidade é bem mais confortável que usar uma de 2 coroas 53/39.

Eu poderia comprar um pedivela de Speed que tenha 3 volantes só que custa na casa dos R$350,00, é 1/4 do  valor de uma speed de entrada usada, eu fazendo essa adaptação para mim é mais prático, sem falar que eu tenho outros pedivelas  para movimentos centrais de ponta quadrada.



Só tirar os volantes que me interessam e fazer uma pequena usinagem e parafusar  no pedivela.

Amanhã postarei a parte que corto as coroas desse jogo abaixo.


Agora vou me despedindo, até amanhã!

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Post 29 de Janeiro.

Beleza!

Acabei de montar a minha hibrida com as mudanças que eu fiz, agora só falta colocar uma coroa de 3 volantes que eu usarei uma  adaptação para transformar essa transmissão  de 3 volantes 53/38/28.
Amanhã começarei a postar a adaptação que farei na transmissão.

A bicicleta ficou muito confortável e  para mobilidade urbana esta para mim muito boa, é  meio pesada afinal ela é uma hibrida, mas esta bem melhor que aquele horrível speed tamanho 50 que eu montei e que eu desmontei.


Um detalhe muito confortável é esse garfo que é de ferro  nem cromo é, é muito bom para as ruas e coisas que podem ter nelas como buracos, absorve muito bem impactos.



Aqui o drop tipo TT que estava na speed e ficou bem na hibrida.


É uma bicicleta bem simples e que tem vantagens como poder colocar atras rodas com diâmetros grandes, coisa que antigamente nos quadros de speed era possível.


Agora vou me despedindo, até amanhã!